quinta-feira, 26 de abril de 2012

Engenheiro mineiro é novo presidente do Ibram


DA REDAÇÃO - O vice-governador Alberto Pinto Coelho participou, na noite dessa terça-feira (24), em Brasília, do ato de apresentação do novo diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), José Fernando Coura. Natural de Dom Silvério e formado na Escola de Minas de Ouro Preto, parte de seus familiares residem em Ipatinga.
A indicação do engenheiro mineiro para o cargo ocorreu em 20 de março em reunião do Conselho Diretor do instituto. O novo diretor-presidente tem formação complementar em programas de Planejamento Estratégico, Gestão Industrial, Tecnologia e Especialização em Economia Mineral. Ele exerceu o cargo de Secretário de Estado Adjunto de Minas e Energia de Minas Gerais e tem vasta experiência profissional em Minas Gerais e no Pará. Atualmente, exerce ainda a vice-presidência da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais - FIEMG e a presidência do Sindicato da Indústria Mineral do Estado de Minas Gerais – Sindiextra.

Em seu pronunciamento, Alberto Pinto Coelho salientou que a mineração transcende o antigo estereótipo de ser uma indústria meramente extrativista, primária. “Já é tempo de transcender uma visão colonizada que herdamos da pequena história, cheia de preconceitos nacionalistas. É hora de ingressarmos na grande história, na qual a mineração se faz presente como mola propulsora do desenvolvimento nacional. A atividade mineral sustenta o saldo da balança comercial brasileira, respondendo por 30% de suas transações e participando com 5% da formação do Produto Interno Bruto – o nosso PIB”, observou.

De acordo com projeções do Ibram, nos próximos cinco anos o setor mineral receberá investimentos de US$ 68,5 bilhões. José Fernando Coura destacou que o Ibram será protagonista no que diz respeito ao novo marco regulatório mineral brasileiro. “Seremos protagonistas na criação da Agência Nacional de Mineração, com dotação orçamentária própria, presente em todo o território nacional, e com autonomia administrativa. Estamos dispostos a sentar à mesa, dialogar e buscar soluções que posso atender aos municípios, a União, os Estados e a indústria mineral”, afirmou o presidente do Ibram.

Participaram da solenidade os secretários de Estado de Governo, Danilo de Castro, e de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas, Gil Pereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário