quarta-feira, 3 de abril de 2013

Dilma deve dar aval hoje a novo Código de Mineração


O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, informou há pouco que esperar bater o martelo ainda hoje com a presidente Dilma Rousseff sobre o novo código de mineração.
Lobão disse que o governo de fato criará uma participação especial, semelhante à já aplicada na indústria de petróleo e gás, que será cobrada de jazidas com alta produtividade. O dinheiro arrecadado será destinado principalmente aos municípios mineradores.
A alíquota média dos royalties será elevada de 2% para 4% e o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) será convertido em agência reguladora.
Lobão disse ainda que empresas que aguardam portarias de lavra já solicitadas ao DNPM e pendentes apenas de uma assinatura ministerial poderão ter que passar por licitação. 'A AGU [Advocacia Geral da União] está fazendo uma análise jurídica para ver se isso é possível', afirmou o ministro. De acordo com ele, as mineradoras terão um prazo de 30 anos de concessão, renovável por outros 20 anos para explorar as reservas minerais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário