sexta-feira, 8 de abril de 2011

Diretor geral do DNPM pede exoneração após disputa pelo comando.

BRASÍLIA - O diretor geral do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Miguel Nery, já encaminhou ao ministro Edison Lobão (Minas e Energia) o pedido de exoneração do cargo. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do órgão.
A expectativa é que o atual superintendente do DNPM de Minas Gerais Sérgio Augusto Dâmaso, nome defendido especialmente por pemedebistas do Estado, assuma. O cargo já tinha entrado na cota PMDB há mais tempo, mas a nomeação não saiu por oposição manifestada por petistas.
A disputa pelo comando do DNPM se arrastava há várias semanas envolvendo os dois principais partidos do governo. A autarquia de orçamento limitado e com poucos cargos de prestígio a disposição estava sendo alvo de intensa disputa nos bastidores.
A principal reação contrária à indicação de Damaso foi manifestada pela entidade que representa os municípios produtores de minério, que brigam para receber de mineradoras a dívida de royalties pela exploração da atividade. Nos últimos dias, a insatisfação já havia ecoado na cúpula do governo em Brasília que suspendeu a nomeação que estava prestes a acontecer.
Um dos principais opositores ao nome mais cotado para assumir a diretoria do DNPM é o presidente Associação dos Municípios Mineradores do Brasil (Amib), Anderson Costa Cabido, que é prefeito de Congonhas (MG) pelo PT. Ele disse que as prefeituras ligadas à entidade tem receio de que haja mudanças na atual política do órgão. Cabido chegou a criticar abertamente a atuação do superintendente em Minas Gerais.
Nery não deverá ficar fora do governo por muito tempo. O então diretor do DNPM informou que ele já recebeu um convite do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), Fernando Pimentel, para assumir um cargo no ministério.
(Rafael Bitencourt | Valor)

Nenhum comentário:

Postar um comentário